quarta-feira, 19 de maio de 2010

Hoje pensei, confesso que por um bom tempo, sobre algo que continua a me perturbar. Penso nisso quase diariamente, sou meio frustrada com algumas coisas, o que ocupa minha cabeça e, algumas vezes, me impossibilita de fazer algo produtivo. Existem pessoas que sem conhecer outras já criam um conceito pra elas, uma opinião quase indestrutível, baseada na pior maneira de avaliar alguém: a aparência. E assim essas pessoas continuam fechadas em seus mundinhos, permanecendo com as mesmas opiniões sobre o que quer que seja e convivendo com os mesmos indivíduos. Eu penso, e penso depois de muito analisar, que seres como esses não admitem ninguém que fuja um pouco do que eles consideram normal, do que não siga o seu padrão. E aí vêm as centenas de historinhas frutos de uma imaginação impressionante. Quem diz que nunca olhou pra alguém e sentiu uma antipatia não justificada está mentindo, obviamente. Isso é natural e inevitável. Mas o que não dá é abraçar isso e nunca mais soltar, tornando-se imune a qualquer mudança de opinião. Sou a favor de que todos que sintam esse tipo de sentimento lutem para extingui-lo. Tribos não definem seres. As aparências realmente enganam. E também não é porque alguém pertece a um grupo que você se identifique que é um dos seus. Existem muitos por aí que são só fachada... Se você for futucar direitinho vai ver que não é exatamente como você estava pensando.

5 comentários:

  1. concordo plenamente com você. nossa, adorei isso. ver seus pensamentos faz com que eu pense nesses assuntos também e me identifique!
    beijitos gabe's

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você em partes, Gabi...
    Sei lá, muitas vezes a aparência da pessoa conta e muito pra você ver que ela pode não ser lá muito legal ou ainda que ela não é, nem de longe, uma pessoa com quem você se relacionaria, por ser muito diferente da sua forma de ser.
    Eu acho que tudo tem que ser usado com bom senso. Às vezes, vale a pena confiar um pouquinho mais na sua intuição. Claro que não é legal deixar que seus pré-conceitos limitem as possibilidades de você tentar descobrir uma pessoa nova. Segundo a minha psicóloga (agora sua prima se tornou o tipo de pessoa que cita a psicóloga até mesmo em conversas de bar.. vergonhoso), se você se deparar com uma pessoa que não parece ser lá grande coisa, pense "hmmm.. o que diabos eu posso despertar de bom nessa criatura?!"... Achei bem válido e estou tentando colocar em prática.. O que você acha?
    Bjinhos
    Patty

    ps- tá escrevendo bem, hein, dona Gabi? Que orgulho!! :)))) ("prima coruja" mode on)

    ResponderExcluir
  3. É claro que existe muito isso da intuição também... e eu acho totalmente válido confiar nela. mas não é legal deixar chegar num ponto que te impossibilite de pensar que possa ser diferente. e às vezes você pode encontrar em pessoas que não tem nada a ver com você muitos aspectos que te complete... eu mesma já passei por isso.

    ResponderExcluir
  4. Amei cara, sério! Você escreve muito! Já tinha amado aquele texto q vc leu pra mim outro dia no telefone... mas acho q vc conseguiu se superar nesse aqui! Amei de verdade, tá ótimo!

    ResponderExcluir
  5. É impressionante. Eu concordo com você, e penso mais dessa forma hoje mais do que no passado. Acho que usuaria o que a Patty disse apenas em casos extremos. Não dá para uma pessoa de bons princípios e boa educação se envolver com o mais barra pesada dos traficantes, por exemplo. Mas esse é um extremo, e criar um valor a partir de extremos não me parece legal.

    Mas o que disse ser impressionante é que, para mim, foi necessária muita vivência para chegar a essa conclusão. Pensando bem, talvez eu não pensasse nem diferentemente nem desse jeito. Acho que simplesmente não parava para pensar nessas coisas. Na minha opinião, isso é um sinal de maturidade, afinal, estamos a 15 anos de diferença.

    Por fim, acho engraçado. Todos que leem esse post sabem do que você está falando (e pensando) genericamente. Mas o post não fala sobre o que você pensando especificamente...

    ResponderExcluir